URBAN CUP 2013

URBAN CUP 2013

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Regulamento Geral TROFÉU URBAN CHAÇOS 2011

ENTIDADE ORGANIZADORA: MOTOCLUBES E ASSOCIAÇÕES DO DISTRITO GUARDA E BRAGANÇA

TROFÉU URBAN CUP 2011

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Regulamento
Geral


60 minutos – Categoria Nacional até 80cm3
60 minutos – Categoria Livres até 90cm3



1 - INTRODUÇÃO


Os Moto Clubes e associações dos distritos de Bragança e Guarda, com o apoio das respectivas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários, PSP e GNR, propõem-se a organizar um Troféu constituído por oito provas em ambiente urbano, a decorrer de 10 de Abril ao 02 de Outubro de 2011.
Trata-se de provas não classificadas que irão ter lugar em vários concelhos dos distritos acima referidos, e que tem por base as populares corridas de rua conhecidas de Chaços que decorrem nas ruas das localidades.
As provas terão o conceito de Resistência com a duração de 60 minutos + 2 voltas cada categoria.
Sem qualquer carácter oficial, poderão participar nestas provas participar sócios e não-sócios dos moto clubes e associações organizadora. O objectivo é reviver antigas glórias da indústria motociclista Portuguesa, e não só, no segmento das motorizadas de 50cc. Trata-se fundamentalmente de corridas de cavalheiros, com primazia para a confraternização e, em muitos casos, as “baptismo de pista”, em detrimento da classificação final.


2 – SECRETARIADO


O secretariado da prova funcionará:

- No dia e durante a Prova:
Na localidade da prova, definida no calendário de eventos.

Contactos: JOCA: 919552320
FERNANDO POMBINHO : 914344434
FILU - 919914713
E-mail: chacoscup2011@gmail.com
Site: http://www.trofeuchacoscup.blogspot.com/



3 – CIRCUITO


Estas provas serão realizadas nas ruas, assinaladas nos mapas das localidades consoante calendário, estando asseguradas todas as condições de segurança. O perímetro do circuito terá em média 2.5 km e estará protegido com barreiras de vedação, pneus, fardos de palha, etc., tendo as autoridades e organizadores locais garantido todos os meios necessários de forma a garantir a integridade física quer dos participantes bem como do público presente.



4 - JURISDIÇÃO


A manifestação desportiva será levada a efeito de acordo unicamente com este regulamento. Todos os casos omissos e de interpretação serão da responsabilidade do júri da prova.



5 - OFICIAIS DO TROFEU:


PRESIDENTE DO JÚRI GERAL: João Carlos Pereira Marques

DIRECTOR DO CAMPEONATO ADJUNTO: António Mateus

DIRECTOR DE CADA PROVA:
SABUGAL Paulo
TRANCOSO Fausto Frade
GUARDA Telmo
PINHEL João Carlos Pereira Marques
TORRE DE MONCORVO António Mateus
FOZ COA Fernando Pombinho
CELORICO DA BEIRA Ricardo
FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO Carlos


CHEFE COMISSÁRIOS DAS PISTAS Fausto Frade

VERIFICAÇÕES TÉCNICAS: Responsáveis por cada Prova

VERIFICAÇÕES DE EQUIPAMENTO: Responsáveis por cada Prova

SECRETARIADO DA PROVA: Joca / António Mateus




6 – NUMEROS DE EQUIPA :

O número da equipa será fornecido pelos pilotos participantes no troféu e terão que ser entregues no acto de inscrição (números entre 00 e 99).
Caso o número seja repetido, será entregue ao primeiro a optar pelo mesmo.
O número irá acompanhar o piloto do troféu em todas as provas.



7 – MOTORIZADAS ADMITIDAS :

60 minutos + 2 voltas – categoria Nacional


São admitidas MOTORIZADAS de 2 rodas com cilindrada até 80 cm3, automáticas ou não.

As motorizadas deverão cumprir os seguintes requisitos:

– 1ª Categoria:

Nacional - Serão admitidas só motorizadas com motor e quadro de fabrico nacional (Zundap, Casal, Sach, Macal, etc…), bem como outras decididas pelo secretariado da organização, com limite de cilindrada de 80 cm3.

1- NÃO É PERMITIDO TROCAR DE VEÍCULO, NEM DE MOTOR DURANTE A PROVA!
2- Não serão admitidos motores com cilindrada superior á estipulada na categoria.
3- Serão admitido qualquer tipo de pneus, (não sendo aconselhado pneu tipo slick)
4- É obrigatório possuir um corta corrente a funcionar (botão ou chave).
5- Travões, suspensões poderão ser alterados e melhorados.
6- O número de equipa é obrigatório ser colocado na frente da motorizada e no capacete do mesmo lado da mesa de contagem, a perda do número ou má visibilidade do mesmo passa a ser da responsabilidade do participante ou equipa. No caso de não ser suficientemente visível as voltas da equipa poderão não ser contabilizadas e não serão aceites reclamações.


60 minutos + 2 voltas – categoria Livres até 90cm3

São admitidas MOTORIZADAS de 2 rodas com cilindrada até 90 cm3, automáticas ou não.

As motorizadas deverão cumprir os seguintes requisitos:

– 2ª Categoria:

LIVRES - Serão admitidas motorizadas de fabrica ou alteradas de fabrico nacional ou internacional, com limite de cilindrada de 90 cm3.


1- NÃO É PERMITIDO TROCAR DE VEÍCULO, NEM DE MOTOR DURANTE A PROVA!
2- Não serão admitidos motores com cilindrada superior á estipulada na categoria.
3- Serão admitido qualquer tipo de pneus, (não sendo aconselhado pneu tipo slick)
4- É obrigatório possuir um corta corrente a funcionar (botão ou chave).
5- Travões, suspensões e quadro poderão ser alterados e melhorados.
6- O número de equipa é obrigatório ser colocado na frente da motorizada e no capacete do mesmo lado da mesa de contagem, a perda do número ou má visibilidade do mesmo passa a ser da responsabilidade do participante ou equipa. No caso de não ser suficientemente visível as voltas da equipa poderão não ser contabilizadas e não serão aceites reclamações.


8 – FORMATO DA PROVA


A prova reger-se-á pelas seguintes regras:
8.1. A prova terá duração de 60 minutos + 2 voltas para cada categoria.
8.2. As equipas serão constituídas por um ou dois pilotos.
8.3. Os pilotos e motorizadas inscritos no troféu, não poderão ser substituídos sem autorização da Organização.
8.4. O Director de Prova tem pleno direito a dar um ou mais “Stop and Go” a qualquer dos pilotos que se encontrem em prova sem que para isso seja obrigado a dar qualquer justificação.
8.5. Qualquer acto de indisciplina, ou falta de respeito pelas decisões do director de prova, comissários ou actos anti-desportivos serão de imediato sancionados com a exclusão da prova, não serão reembolsados e os pilotos implicados não poderão participar em futuros eventos.
8.6. A partida será “Tipo Le Mans”, com o piloto fora da moto de um lado da pista e a motorizada do outro, tendo que correr para ela ao sinal do Director de Prova. E não poderá receber auxílio externo para colocar a moto em andamento.
8.7. Não são permitidas trocas de Pilotos, em pista ou junto às entradas e saídas da Zona
de Assistência.
8.8. É proibido a ingestão de bebidas alcoólicas durante o decorrer da prova pelos pilotos, caso o mesmo se verifique, o Piloto é excluído e impedido de participar em futuras provas.
8.9. Todo e qualquer piloto que apresente uma condução Demasiado Agressiva, e que ponha em causa a Integridade Física e a segurança dos outros participantes ser-lhe-ão aplicadas as seguintes penalizações:
Primeira vez Stop & Go em 5 minutos.
Segunda vez Exclusão e impedimento de participar de futuros eventos.
8.10. As reclamações devem ser feitas por escrito á Organização com a entrega de um cheque caução de 1.000,00€, caso se verifique a razão do mesmo é devolvido.
8.11. Não é permitido sob motivo algum circular em sentido contrário ao da prova, seja com o veículo em funcionamento, seja a empurrão. No caso de avaria o piloto deverá sair de pista o mais rápido possível e caso tenha que se dirigir à Zona de Assistência, deve fazê-lo tendo o cuidado de se manter fora das trajectórias normais e caso tenha que atravessar a pista esperar que a mesma se encontre livre. Para aceder à zona de assistência, terá obrigatoriamente que utilizar a entrada da referida Zona.
8.12. Sempre que seja verificado que um piloto atalhou caminho propositadamente e daí retirou algum benefício, serão retiradas 10 voltas, caso seja reincidente esta será excluída.
8.13. Qualquer motorizada de cada categoria, após a prova terminar, deverão estar ao dispor da organização para verificação das características das mesmas.
8.14. Exceptuando os períodos reservados aos treinos oficiais e corridas, é estritamente proibido circular no circuito.
8.15. É expressamente proibido a participação nas provas sobe o efeito de álcool ou drogas.
Cabe a cada piloto a responsabilidade do mesmo.



9 – EQUIPAMENTO

Os Pilotos são aconselhados a utilizar o seguinte equipamento:

- Casaco ou colete com protecções de cotovelos,
- Calças (ganga, gore-tex ou cabedal)
- Luvas.
- Sapatilhas ou botas.



10 – EQUIPAMENTO OBRIGATORIO

- Capacete integral ou Capacete modular, é proibido o uso de capacetes tipo “Jet”.

O desrespeito por esta obrigatoriedade impossibilita de imediato a entrada do piloto em pista.



11 – BANDEIRAS

Xadrez – Final da prova;
Amarela – Perigo e proibição de ultrapassagem até ao obstáculo;
Vermelha – Prova cancelada.


12 - NÚMERO MÁXIMO DE EQUIPAS ADMITIDAS

O número máximo de pilotos admitidos em cada Categoria é o seguinte:
TREINOS - 30
CORRIDA – 30


13 – INSCRIÇÕES

TROFÉU:

As inscrições devem ser feitas até dia 05 de Abril, ou até 3 provas passadas, no local de início da prova ou através de contacto de responsáveis pelo secretariado, em formulário próprio cedido pela organização e pagas no acto.
Equipas inscritas que faltem sem aviso prévio não lhes será devolvida a inscrição.
As equipas têm o prazo de três provas para poderem entrar no Troféu, sendo o valor da inscrição o mesmo.

O custo por inscrição é:
100,00€ por equipa, participação nas 9 provas do troféu.


Extra Troféu:

As inscrições poderão ser efectuadas até ao início de cada prova consoante o local da mesma
O custo por inscrição é:
- 15€ por Pessoa, participarão só numa prova.

14 - VERIFICAÇÕES TÉCNICAS E DOCUMENTAIS


14.1 - Verificações Documentais: Secretariado da Prova
14.2 - Verificações Técnicas: Em local a designar pelo Director de Prova, as motorizadas serão classificadas nas categorias, mediante apresentação dos Documentos (Livrete, Declaração de Venda) e verificação dos Técnicos.

Nenhum piloto pode entrar no Troféu e prova sem que tenha passado nas verificações documentais e técnicas.



15 – TREINOS

15.1 – Os treinos realizar-se-ão em conformidade com o Director de Prova.



16 - BRIEFING

Considerando de grande importância na definição e esclarecimento dos pilotos quanto às regras a cumprir, estabelece-se como obrigatória a presença de todos os pilotos que integrem a lista de participantes, numa reunião com o Director de Prova à hora e local definidos no Regulamento Particular da Prova.


17 – CORRIDAS


17.1 - As corridas realizar-se-ão em conformidade com o presente Regulamento.
17.2 - Para o bom cumprimento do Programa da Prova, os pilotos sempre que possível deverão estar à disposição do Director de Prova.
17.3 – As classificações serão atribuídas individualmente por categorias, não havendo prémio do troféu por prova. A classificação geral e prémios só serão atribuídos no final do troféu.


18 - DISTRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO

As pontuações de cada prova serão distribuídas da mesma forma para ambas categoria separadamente:

1º Lugar - 25 Pontos
2º Lugar - 20 Pontos
3º Lugar - 16 Pontos
4º Lugar - 15 Pontos
5º Lugar - 14 Pontos
6º lugar - 13 Pontos
7º Lugar - 12 Pontos
8ª Lugar - 11 Pontos
9º Lugar - 10 Pontos
10º Lugar - 9 Pontos


19- PRÉMIOS

A Lembrança de cada prova é da responsabilidade da entidade organizadora do local do circuito, serão atribuídos os 3 primeiros lugares a participantes extra campeonato.


Prémios Troféu:

Com exclusividade para os participantes dos mesmo:

Categoria Nacional
1º Lugar – 1.000,00 Chaços
2º Lugar – 500,00 Chaços
3º Lugar – 250,00 Chaços


Categoria Livres
1º Lugar – 1.000,00 Chaços
2º Lugar – 500,00 Chaços
3º Lugar – 250,00 Chaços

20 – CALENDÁRIO de PROVAS

SABUGAL - 10 DE ABRIL
TRANCOSO - 15 DE MAIO
CELORICO DA BEIRA - 19 DE JUNHO
PINHEL - 10 DE JULHO
TORRE DE MONCORVO - 7 DE AGOSTO
FOZ COA - 28 DE AGOSTO
GUARDA - 18 DE SETEMBRO
FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO - 02 DE OUTUBRO



21 - SEGURO DE PROVA

Sendo uma prova de carácter particular não existe qualquer seguro agregado à mesma ou aos pilotos!


22 - RENÚNCIA A TODO O RECURSO CONTRA AS AUTORIDADES DESPORTIVAS ou
OUTRAS


Os pilotos, pelo facto de participarem, renunciam a todos os direitos de recurso contra a entidade organizadora, seus representantes ou restantes pessoas envolvidas na manifestação. Seja por arbítrio, seja perante tribunais ou de qualquer outra maneira que não esteja prevista no presente Regulamento
Particular, por todos os prejuízos aos quais possam estar expostos em consequência de todos os actos ou omissões por parte da entidade organizadora, dos seus oficiais, representantes ou restantes pessoas envolvidas nesta manifestação, em virtude da aplicação deste RP, ou de todas as regras que possam ser estabelecidas no seu seguimento, sejam elas de carácter complementar ou substitutivo, por todas as causas que daí possam resultar.


23 – SEGURANÇA NO RECINTO DA PROVA


A organização da prova declina toda e qualquer responsabilidade a danos ocorridos dentro do recinto da prova.
Não está autorizada a circulação de veículos motorizados, que não os utilizados pelos pilotos e os da organização perfeitamente identificados.


24 - CASOS OMISSOS


Todos os casos omissos neste regulamento, apelos ou dúvidas na sua interpretação serão julgados e resolvidos pelo Júri da Prova, em conformidade com os preceitos deste Regulamento Particular.

Aprovado pela Direcção do Grupo de Moto Clubes e Associações do Distrito de Bragança e Guarda, 15 de Janeiro de 2011.

_____________________________Vila Nova de Foz Côa
____________________________ Pinhel
____________________________ Torre de Moncorvo
____________________________ Celorico Da Beira
____________________________ Guarda
____________________________ Trancoso
____________________________ Sabugal
____________________________ Figueira de Castelo de Rodrigo